Cancro e uma alimentação de base vegetal

O cancro é uma das patologias que mais mata em Portugal, juntamente com as doenças cérebro-cardiovasculares1.

O número de novos casos de cancro tem aumentado a uma taxa regular de cerca de 3% ao ano no país2. Esta patologia pode afetar qualquer pessoa, no entanto alguns indivíduos encontram-se em maior risco que outros. Estima-se que cerca de 30 a 50% dos cancros possam ser prevenidos perante a adoção de estilos de vida saudáveis seguida da diminuição da exposição a fatores de risco3.

No seguimento da prevenção, O Fundo Mundial de Pesquisa do Cancro, um dos principais centros de investigação na prevenção do cancro, apresentou o seu terceiro relatório de investigação no passado ano 2018. Neste seguem várias recomendações para diminuir o risco de contrair a patologia3. Estas englobam:

  • a alimentação
  • a atividade física
  • o controlo da composição corporal

No documento recomenda-se predominantemente uma alimentação de base vegetal rica em hortícolas, fruta, cereais integrais e leguminosas, pois estes alimentos demonstram uma forte evidência na proteção contra vários tipos de cancro, principalmente o cancro colorretal – um dos mais prevalentes em Portugal – e o excesso de peso/obesidade1,3. Tal justifica-se pela riqueza dos alimentos de origem vegetal em fibras e fitoquímicos, componentes conhecidos por interferir com vários processos celulares envolvidos na progressão do cancro3,4.

Uma meta-análise de 7 estudos verificou ainda uma diminuição de 18% da incidência total de cancros em indivíduos com uma alimentação estritamente de base vegetal4.

No entanto, não só o baixo consumo em alimentos de origem vegetal, como o excesso de gordura corporal e a inatividade física constam no pódio de fatores de risco que levam ao aparecimento de cancro3.

Em suma, siga as recomendações:

Nutra-se, mexa-se e proteja-se!

Rafaela Honório,

Nutricionista parceira da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP)

Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3872N

Referências bibliográficas

  1. Ministério da Saúde. Retrato da Saúde 2018. (2018).
  2. Direção-Geral da Saúde. Programa nacional para as doenças oncológicas 2017. (2017).
  3. World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. Diet, Nutrition, Physical Activity and Cancer: a Global Perspective. Continuous Update Project Expert Report. (2018).
  4. Melina, V., Craig, W., Springs, B. & Levin, S. Dietetics : Vegetarian Diets. J. Acad. Nutr. Diet. 16, 1970–1980 (2016).

Artigo elaborado para Auchan Vida Saudável https://auchaneeu.auchan.pt/vida-saudavel/nutricao/alimentacao-vegetal-protecao-cancro/