Nutrição

Nutrição vegetariana

A adesão a uma alimentação vegetariana tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos. A integração total ou quase total de produtos de origem vegetal deve-se a vários fatores de ordem ecológica, ética, filosófica e nutricional. Do ponto de vista nutricional, consumos elevados ou exclusivos de tais produtos relaciona-se com a diminuição da probabilidade de contrair doenças crónicas e também com a otimização do seu tratamento.

Uma alimentação vegetariana saudável é possível em qualquer fase do ciclo de vida, incluindo a infância, a adolescência, a gravidez e a lactação, sendo também adequada para idosos e desportistas, desde que devidamente planeada e monitorizada.

No entanto, tal planeamento exige um mínimo de conhecimentos técnicos, pois como em qualquer padrão alimentar, situações de défices nutricionais são sempre admissíveis. Na consulta de nutrição abordamos quais os cuidados nutricionais a ter neste padrão alimentar e como suprimir as suas necessidades energéticas e nutricionais adequando às suas atividades.

Nutrição desportiva

A alimentação pode melhorar o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas.

As intervenções nutricionais em situações específicas e fundamentais para um atleta ou até mesmo pessoa ativa, como a hipertrofia muscular e a perda de peso, são material de trabalho nestas consultas, assim como a temática da suplementação desportiva.

A nutrição desportiva objetiva:

  1. Alcance das necessidades energéticas e em nutrientes necessárias para suportar o programa de treino dos atletas;
  2. Ganhos de peso e composição corporal saudáveis durante o programa de treino;
  3. Alcance e manutenção de um peso e composição corporal ideal;
  4. Promover os processos de adaptação induzidos pelo treino e a recuperação entre sessões de treino, fornecendo todos os nutrientes necessários para estes processos;
  5. Redução no risco de lesão e doenças (associado a problemas nutricionais);
  6. Providenciar conhecimentos relativos à nutrição, saúde e bem-estar, baseados em evidência científica;
  7. Esclarecimento de dúvidas relativas à nutrição e saúde;
  8. Preservar a saúde e otimizar o rendimento.

As necessidades nutricionais específicas de um atleta variam consoante o tipo de treino, a altura da época e o calendário de competições. Desta forma, a consulta de nutrição desportiva visa aconselhar sobre as necessidades individuais de energia, nutrientes e fluidos, e ajudar a desenvolver estratégias nutricionais específicas para o treino, competição e recuperação.

Nutrição no emagrecimento

A perda de peso é um objectivo muito frequente na consulta de nutrição, tal relaciona-se com vários aspetos:

  1. O emagrecimento é muito mais que apenas consumir menos calorias do que aquelas que são despendidas. A alimentação influencia e é influenciada por várias aspetos, entre eles, socias e emocionais;
  2. Nos tempos contemporâneos, as atividades laborais são cada vez mais sedentárias e facilitadas do ponto de vista físico;
  3. Não há uma aposta na educação para a alimentação saudável, nem políticas de como utilizar esta como fator preventivo de doenças.

Na consulta de emagrecimente avaliam-se vários aspetos comportamentais e, em conjunto, delinia-se uma estratégia individual que visará a mudança de comportamentos que levarão à aquisição de novos hábitos saudáveis, de modo a que as metas atingidas perdurem no tempo.